Caim e seus Descendentes Fora da Presença de Deus
Retirou-se Caim da presença do Senhor e foi morar distante distante do Éden. Caim se empenhou em criar uma civilização independente de Deus. Os descendentes de Caim seguiram o seu exemplo e viveram sem Deus. Caim teve um filho e lhe deu o nome de Enoque. Mais tarde Caim construiu uma cidade e a chamou de Enoque, o nome do seu filho. Um dos descendentes de Caim era Lameque. Lameque tomou para si duas mulheres. Ele teve três filhos: Jabal, que foi o antepassado dos que criavam gado e viveram em barracas; Jubal, que era o antepassado de todos os músicos que tocavam harpa e flauta; e Tubalcaim, que era ferreiro e fazia objetos de bronze e de ferro.
Quando Lameque matou dois homens ele se alegrou com seu pecado e até fez uma canção, celebrando o seu ato. Certo dia Lameque, às suas mulheres: “Escutem-me; mulheres de Lameque, marquem bem o que eu digo. Matei um homem porque me feriu, matei um moço porque me machucou. Se são mortas sete pessoas para pagar pela morte de Caim, então, se alguém me matar, serão mortas setenta e sete pessoas da família do assassino”
Descendentes de Sete
Deus deu um outro filho a Adão. Eles o chamaram de Sete. Adão morreu com novecentos e trinta anos de idade. O filho de Adão, Sete, morreu com novecentos e doze anos de idade. Os descendentes de Sete começaram a clamar a Deus e a invocar o nome do Senhor (4.26-26). Um dos filhos de Sete foi chamado Enos. Enos morreu com novecentos e cinco anos de idade. Um dos filhos de Enos foi chamado Cainã. Cainã morreu com novecentos e dez anos de idade. Um dos filhos de Cainã foi chamado de Maalalel. Ele morreu com oitocentos e noventa e cinco anos de idade. Um dos filhos de Maalalel foi chamado Jarede. Ele morreu com novecentos e sessenta e dois anos de idade. Um dos filhos de Jarede foi chamado Enoque.
Enoque viveu trezentos e sessenta e cinco anos. Ele viveu sempre em comunhão com Deus e um dia desapareceu, pois Deus o levou. Um dos filhos de Enoque foi Metusálem. Quando Metusálem tinha cento e oitenta e sete anos, o seu filho Lameque nasceu. Metusálem morreu com novecentos e sessenta e nove anos de idade, logo depois veio o dilúvio. Quando Lameque tinha cento e oitenta e dois anos, foi pai de um filho, Noé. Lameque morreu com setecentos e setenta e sete anos de idade. Noé foi pai de três filhos: Sem, Cam e Jafé (5.1-32).
Deus Planeja Destruir a Raça Humana
A população humana cresceu bastante e nasceram muitos mulheres bonitas, os anjos de Deus desobedecendo a Deus tomaram para si as mulheres bonitas e tiveram filhos que se tornaram gigantes que eram valentes e temidos.
A maldade da raça humana chegou a tal ponto, que Deus decidiu destruir os seres vivos. Deus deu às pessoas cento e vinte anos para se arrependerem, antes da destruição. Deus viu que as pessoas eram muito más e que sempre estavam pensando em fazer coisas erradas. Deus lamentou que fez o homem e Ele ficou muito triste. Deus disse: “Vou fazer desaparecer da terra essa gente que criei e também todos os animais” .De todas as pessoas da terra neste momento somente Noé achou graça aos olhos de Deus, Ele ganhou um grande favor do Senhor. |