Os Lavradores Maus
Mateus 21:33-46
Introdução e contexto:
Via de regra não se deve esmiuçar parábolas e analisar cada uma de suas partes. As parábolas têm um tema central e normalmente os detalhes servem a este tema, não devendo receber atenção separada ou serem analisadas de modo exagerado. Mas existe um ditado interessante que diz: “conheça bem as regras para saber como quebrá-las.” Esta parábola é uma daquelas que parece ser uma exceção à regra porque cada uma de suas partes tem um sentido próprio importante. Por isso, ao final da história, perguntaremos quem são cada um dos personagens e qual a sua importância na parábola.
A História:
[Jesus disse:] ouçam outra parábola. Havia um proprietário que plantou uma vinha, construiu uma parede ao seu redor, cavou um tanque para espremer uvas e construiu uma torre de vigia. Ele então alugou a vinha para uns fazendeiros e deixou o país.
Quando chegou a época da colheita, mandou seus servos aos fazendeiros para receber seus frutos. Mas os fazendeiros agarraram os servos: um eles espancarram, outro mataram e ainda outro apedrejaram. Daí mandou mais servos do que a primeira vez mas eles lhes fizeram a mesma coisa.
Por último mandou seu filho, por que disse: “ao meu filho eles vão respeitar.” Mas os fazendeiros, vendo o filho, disseram uns aos outros: “este é o herdeiro. Vamos matá-lo e ficar com sua herança.” Então o agarraram, o jogaram para fora da vinha e o mataram.
[J] - “Agora, quando vier o proprietário daquela vinha, o que vai fazer com aqueles fazendeiros?”
[Ouvintes] - “Ele trará aqueles miseraveis a um fim miserável”, responderam, “e ainda alugaria a vinha a outros fazendeiros que lhe darão sua parcela da colheita.”
[J] - Jesus disse: “vocês nunca leram nas Escrituras que ‘a pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta como pedra angular; pelo Senhor foi feito isso, e é maravilhoso aos nossos olhos?’
“Por isso digo que o Reino de Deus será tirado de vocês e será dado a um povo que produzirá o seu fruto. E quem cair sobre esta pedra será despedaçado; mas aquele sobre quem ela cair será reduzido a pó.”
[Ouvintes] - Quando os principais sacerdotes e os fariseus oviram estas parábolas de Jesus sabiam que Ele estava falando deles. Por isso procuravam uma oportunidade para prendê-lo mas tinham medo do povo, porque as pessoas o consideravam
um profeta.
Perguntas para Reflexão e Aplicação:
1) Quem é o Proprietário da vinha? Quem são os Seus servos? [R.: Profetas no Velho
Testamento e apóstolos e discípulos no Novo Testamento.]
2) Que é o Filho? Por que Jesus não ficou no “vamos matá-lo” mas incluiu “e ficar com sua
herança”? Que quiz dizer com isso?
3) Como sabemos que os que rejeitam a Cristo não ficarão impunes? O que perguntou Jesus e
o que responderam Seus ouvintes quanto a isto?
4) Os líderes do Templo aceitaram a mensagem e o aviso de Jesus? Se arrependeram? Como
sabemos disto?
5) O que Jesus espera que cada um de nós façamos diante do que ensinou nesta parábola? |