Página Inicial | Ministério | Perguntas Frequentes | Convenção Baiana | Contato


Os Dois Irmãos
Mateus 21:23-32


Introdução e contexto:

 

O capítulo 21 de Mateus mostra a chegada de Jesus à Jerusalém para a Sua última semana. Sua entrada triunfal se deu no dia 10 de Nisan, quando os cordeiros da Páscoa eram levados para dentro dos lares como bichinhos de estimação, antes de serem sacrificados no dia 14 de Nisan, o dia da Páscoa.
Após a Sua entrada triunfal, profetizada por Zacarias com detalhes impressionantes, Jesus vai direto ao Templo para fazer a sua limpeza: expulsou todos os vendedores, derrubou as mesas de câmbio e disse: “está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; vós, porém, a fazeis covil de salteadores”. Depois curou cegos e aleijados que foram trazidos até Ele no Templo. “Hosana ao Filho de Davi,” clamavam algumas crianças na área do Templo. Indignados, os principais dos sacerdotes e escribas questionaram a Jesus: “você não está ouvindo o que estão dizendo?” Por que este era um salmo e título messiânico. Jesus respondeu: “sim, vocês nunca leram que “da boca de pequeninos e de criancinhas de peito tiraste perfeito louvor?” E Jesus saiu de lá e foi para a vila Betânia onde passou a noite. No dia seguinte estava no Templo outra vez, ensinando. É aqui que se dá nossa pequena história de hoje.


A História:

 

Jesus estava no Templo ensinando quando os principais sacerdotes e anciãos do povo Lhe perguntaram com que autoridade Ele estava fazendo o que fazia. Jesus disse que se eles respondessem uma d’Ele, Ele responderia a deles. Ele os perguntou se o batismo de João era do céu ou dos homens.
Eles começaram a discutir entre si e viram que se dissessem que era do céu, Jesus lhes perguntaria por que então não creram nele. Mas se dissessem que era de origem humana, temiam a reação do povo, que consideravam João como profeta. Por isso responderam a Jesus que não sabiam e Jesus lhes disse que tamém não lhes diria como que autoridade fazia as coisas que fazia.
Mas [então lhes perguntou]: “O que vocês acham? Um homem tinha dois filhos. Ele disse para o primeiro: ‘filho, vai trabalhar na vinha hoje.’
O filho respondeu: ‘sim, senhor’; mas não foi.
Indo até o segundo filho disse a mesma coisa. O filho respondeu: ‘não quero’; mas depois se arrependeu e foi.
Qual dos dois filhos fez a vontade do Pai?”
Eles responderam: “o segundo.”
Jesus lhes disse: “na verdade Eu afirmo que os publicanos e as meretrizes estão entrando no Reino de Deus na frente de vocês. João veio até vocês para mostrar o caminho da retidão e vocês não lhe deram crédito; mas os publicanos e meretrizes creram – e mesmo vendo isso vocês não se arrependeram e nem creram.”


Perguntas para Reflexão e Aplicação:

 

1) Por que os líderes religiosos interromperam e bateram de frente com Jesus?


2) Por que Jesus contou esta história dos dois irmãos para os líderes religiosos?


3) O que é melhor: dar uma resposta que agrada a Deus mas depois não cumprí-la ou relutar,

     dizer até que não vai obedecer as ordens do Senhor mas acabar se arrependendo e indo e 

     fazendo o que Deus quer?


4) Por que os publicanos e meretrizes estavam entrando no Reino de Deus? Por que, por

     enquanto, os principais sacerdotes e anciãos não estavam? Quais os dois elementos que

     fazem toda a diferença [R. Os pulicanos e as meretrizes haviam se arrependido e crido – os

     líderes, não. Arrependimento e fé são “chaves” indispensáveis para se entrar no Reino de

     Deus.]


5) Você já se arrependeu e colocou sua fé no Senhor Jesus Cristo? Você já entrou e faz parte do

     Reino de Deus? Se não, o que está esperando?

Website Desenvolvido: CallisTek