A Criação
Todas as pessoas tem vontade de saber como tudo foi criado, e por que foi criado. Esta é a história da Bíblia:
No primeiro dia – Deus criou os céus e a terra, e a terra era sem forma e vazia, era escura e toda coberta de água e o espírito de Deus pairava sobre as água, neste mesmo dia Deus falou apareça luz e no mesmo instante a luz apareceu, e Deus viu que a luz era boa, então ele fez separação entre a luz e a escuridão, ele chamou a luz de dia e a escuridão de noite.
No segundo dia – Deus falou que tivesse uma separação entre as águas, ele colocou uma parte das águas nos céus e a outra parte colocou na terra .
No terceiro dia – Deus mandou que as águas que estavam na terra se juntassem todas em um só lugar, e desta forma apareceu o chão seco, a parte seca ele chamou de terra e a parte que tinha água ele chamou de mares, neste mesmo dia ele fez brotar da terra capim, arvores e flores. E pela sua palavra tudo isso aconteceu.
No quarto dia – Deus falou apareçam luzes no céu para separar o dia da noite e para marcarem os dias, os anos e as estações: Primavera, Verão, Outono e Inverno. Ele criou o sol para governar o dia e a lua e as estrelas para governar a noite. E pela sua palavra tudo isso aconteceu.
No quinto dia – Deus falou produzam todo os tipos de peixes e répteis, também criou todas as aves, Deus os abençoou e mandou que se multiplicassem. Todos procriavam segundo a sua própria espécie. E viu Deus que era bom. E pela sua palavra tudo isso aconteceu.
No sexto dia – Deus mandou a terra produzir todo o tipo de animais: domésticos – gatos, cachorros; selvagens – elefantes, ratos, zebras; e répteis – cobras, lagartos; Deus viu que era bom. Então Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Deus criou homem e mulher, macho e fêmea os criou e lhes deu poder sobre todos os animais, os abençoou e lhes falou ; frutifiquem; multipliquem-vos e encham a terra. Viu Deus que tudo quanto fizera era muito bom.
No sétimo dia – Viu Deus que tudo que ele tinha feito era perfeito, era muito bom. Ele abençoou o sétimo dia e descansou da obra que tinha feito.
O Jardim do Éden
Deus plantou um jardim, o jardim do Éden; um verdadeiro paraíso. Ali fez com que crescessem árvores lindas como: jaqueira, mangueira, bananeira, sucupira, carvalho, pau brasil, cajueiro, e outras que davam frutas boas para comer. Deus colocou o homem no Jardim para cuidar dele.
No meio do jardim ficava uma árvore que era especial, que foi chamada árvore do conhecimento do bem e do mal . Deus proibiu o homem de comer dessa árvore. Deus falou: “Você pode comer as frutas de qualquer árvore do jardim, menos da árvore que dá o conhecimento do bem e do mal.”. Não coma a fruta dessa árvore; pois no dia em que você a comer, com certeza você vai morrer.
A Formação do Lar:
Adão estava só, não tinha outra pessoa com ele. Então disse o Senhor Deus: “Não é bom que o homem esteja só. Vou fazer para ele alguém que o ajude, que seja sua companheira”. Deus conduziu o homem para ver todos os animais e as aves do céu, para ver como ele os chamaria. O homem deu nomes a todos os animais, às aves do céu e a todas as feras selvagens. Para o homem, porém, não encontrou a auxiliar que lhe correspondesse. Então Deus fez Adão dormir, tomou uma das suas costelas, e com ela formou a mulher e a trouxe a Adão. Adão chamou a mulher “Eva” e exclamou: “Esta, sim, é osso de meus ossos e carne de minha carne! Ela será chamada ‘mulher’, porque foi tirada do homem”!
Deus abençoou-os e disse: “Vocês têm domínio sobre os animais, os peixes, as aves e os répteis. Agora vocês devem se multiplicar e encher a terra com seus filhos”. Deus explicou que o seu plano é que o homem deixe seus pais para se unir à sua mulher, e os dois tornem-se uma só carne.
Eles estavam sempre nus no jardim e não tinham vergonha. O homem e a mulher eram puros e inocentes como criancinhas.
Perguntas para Reflexão e Aplicação:
1) O que a história da criação nos ensina sobre:
- O ser humano: sua origem, identidade, propósito, valor e missão? [R.: Que fomos criados por Deus; somos feitos à imagem e semelhança de Deus; temos uma missão a cumprir – nos multiplicar, encher a terra e governá-la; que devemos trabalhar e cuidar da terra. Nosso valor não é adquerido através de nossas posses ou posição na sociedade mas é intrínseco porque somos feitos por e para Deus].
- Deus: Sua capacidade, autoridade, relação com Sua criação – especialmente com o primeiro casal? [R.: Deus é onipotente, onisciente e onipresente; como criador de tudo que há, Ele tem completo domínio e toda a autoridade sobre tudo e todos].
2) Que provas são dadas ou que argumentos são apresentados sobre a existência de Deus?
[R.: Nenhuma. A Bíblia simplesmente pressupõe Sua existência. O fato é que se a criação em si não é prova o bastante para que alguém creia em Deus, não há como realmente “provar” Sua existência. Mas lembre-se de que tampouco há como desprovar Sua existência!].
3) Alguns acham que a criação teria levado bilhões de anos. A Bíblia afirma que Deus criou os céus e a terra em 6 dias. Isto pode parecer pouco tempo até pararmos para pensar em Quem foi que criou tudo: o Deus onipotente, que poderia ter feito tudo em um segundo se assim o quisesse. Então porque demorou 6 dias?
4) O que a história da criação tem a nos dizer sobre:
- O evolucionismo? [R.: Tudo que existe foi criado por Deus; não por obra do acaso, através de um processo de seleção natural ou de modo aleatório].
- O humanismo, materialismo e secularismo? [R.: O homem não é o centro do universo ou a razão do mesmo; a matéria não é eterna, mas criada por Deus; não há sentido em viver como se Deus não fosse a razão das nossas vidas, como se pudéssemos ter uma sociedade alheia a Deus e Suas leis e Seus propósitos].
- A Nova Era (a terra como nossa “mãe”; animais tendo o mesmo valor intrínseco que humanos; etc.). [R.: A “Nova Era” é a “velha mentira” de que nós temos a solução dentro de nós mesmos, que somos como que semi-deuses, etc.].
- O homossexualismo? [R.: Deus criou Adão e Eva, não Adão e Ivo. O projeto original de Deus foi criar macho e fêmea, homem e mulher. Deus em momento nenhum na Bíblia revogou este projeto original. Deus não nos deu a liberdade para alterar Seus projetos fundamentais e originais. Fazê-lo – ou melhor, tentar fazê-lo – constitui ofensa e rebelião contra o Criador.]
- O deísmo? (A idéia de que Deus é como um relojoeiro que criou um relógio, deu corda e deixou a coisa andar sozinha; isto é, que criou um universo auto-sustentável e saiu de cena). [R.: A história da criação deixa claro que estamos debaixo da autoridade de Deus e temos que prestar contas a Ele; que Ele se interessa – e muito – pela nossa vida e pelo nosso comportamento]. |