Página Inicial | Ministério | Perguntas Frequentes | Convenção Baiana | Contato

NICODEMOS E O NOVO NASCIMENTO

 

Semana passada, ouvimos a história sobre Jesus, o Salvador, e seu nascimento. Se tiver alguém do grupo que não ouviu aquela história, pode deixá-lo ouvir depois da reunião de hoje.

(Se quiser, pode fazer uma revisão da história da semana passada. Use perguntas direcionadas.)

 

Nossa história hoje é sobre NICODEMOS E O NOVO NASCIMENTO.

Você pode ler sobre isso nos Evangelhos de João (3.1-21, 1.12-13, 7.50-51, 19.38-40) e a carta de 2 Coríntios (5.17)
Antes que comecem, tentem lembrar nosso versículo da semana passada. Botar PAUSE e tentar decorar o versículo. Pressionar PLAY quando você tiver acabado de resumir a história. Parar o CD agora.

 

(Revisão do Versículo para decorar: Romanos 6.23, que diz: “Pois o salário do pecado é a morte, mas o presente gratuito de Deus é a vida eterna, que temos em união com Cristo Jesus, o nosso Senhor.”)

(Opcional: Pergunte se eles avaliaram o que estão aprendendo, e se fizeram uma oração de louvor. Ensine uma música simples de gratidão. Por exemplo, “Agradeço a Ti, Senhor”.)

Com 30 anos de idade, Jesus começou o seu ministério, sendo batizado por João Batista, mais uma vez sendo nosso exemplo em tudo, mas sem pecado. Quando Jesus começou o seu primeiro ano de ministério, Ele era desconhecido fora da cidade de Nazaré. Mas logo a sua fama e popularidade começaram a crescer, e também a oposição.

Um noite, Jesus tinha um encontro com alguém que queria conversar. Nós achamos isso no Evangelho de João, capítulo 3.

Havia um fariseu (que era um homem religioso), chamado Nicodemos, quer era líder dos judeus. Uma noite ele foi visitar Jesus e disse:
Rabi, nós sabemos que o Senhor é um mestre que Deus enviou, pois ninguém pode fazer esses milagres se Deus não estiver com ele.
Jesus respondeu:
Eu afirmo ao que senhor que isto é verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo.
Nicodemos perguntou:
“Como é que um homem velho pode nascer de novo? Será que ele pode voltar para a barriga da sua mãe e nascer outra vez?
Jesus disse: “Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. Quem nasce de pais humanos é um ser de natureza humana: quem nasce do Espírito é um ser de natureza espiritual. Por isso não fique admirado porque eu disse que todos vocês precisam nascer de novo.
O vento sopra onde quer, e ouve-se o barulho que ele faz, mas não se sabe de onde ele vem, nem para onde vai. A mesma coisa acontece com todos os que nascem do Espírito.”
Nicodemos perguntou: Como pode ser isso?

 Jesus criticou Nicodemos: “O senhor é professor do povo de Israel e não entende isso? No entanto, eu declaro o seguinte: Estou plenamente ciente daquilo que estou falando e estou dando meu testemunho daquilo que tenho visto. Mas, assim mesmo, muitos de vocês não estão aceitando meu testemunho. Se não acreditam quando falo das coisas que acontecem aqui na Terra, como vão acreditar quando eu falar das coisas que acontecem no céu?
“Como Moisés levantou numa estaca a serpente de bronze no deserto, assim o Filho do Homem tem de ser levantado, para que todo o que nele crê tenha a vida eterna.
 (Pode contar depois de forma breve a história da cobra de bronze no poste (Números 21.4-9). Explique que não era um ídolo, mas um teste de obediência.)
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crê, não morra, mas tenha a vida eterna” (João 3.1-16).

 

 Numa ocasião depois, Nicodemos defendeu Jesus quando os líderes do povo estavam querendo condená-lo falsamente por causa dos seus ensinamentos. Nicodemos disse: “De acordo com a nossa lei, não podemos condenar um homem sem ouvi-lo primeiro e descobrir o que ele fez.”

 A última vez que Nicodemos aparece na história de Jesus é depois da crucificação. Ele foi com José de Arimatéia para o lugar da crucificação, levando uns trinta e cinco quilos de uma mistura de aloés e mirra. Os dois homens pegaram o corpo de Jesus e o enrolaram em lençóis nos quais haviam espalhado essa mistura.  Enterraram Jesus no túmulo novo de José.
 A Bíblia não afirma diretamente que Nicodemos nasceu de novo, mas seus atos de coragem apontam para uma vida entregue a Jesus. E sabemos que Jesus deixou claro o que ele precisava fazer.

A melhor maneira de lembrar o que nós acabamos de ouvir é tentar recontar a história.
Deixe alguns membros do grupo tentar recontar a história o melhor que puderem.


Vamos conversar em grupo sobre estas três perguntas:
1. Quem era Nicodemos?
2. Em que Jesus criticou Nicodemos?
3. Vamos ler João 3.16 para ver se entendemos o sentido desse texto para nós. (Fale de “todos”, “crer”, e “eterna”. Para ajudar, vejam juntos Romanos 10.9-10.)


Hoje nosso versículo para decorar é: João 3.16 – “Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna.”

Tentem lembrar nosso versículo.
(Tarefa opcional: pergune ao grupo: O que é que as pessoas dizem que têm que fazer para ir ao céu, ou para ver o Reino do Céu? De acordo com a Bíblia, o que têm que fazer? Pense especificamente em João 3.16 e na história de Nicodemos para dar esta resposta.)

Tentem lembrar os versículos anteriores.

Website Desenvolvido: CallisTek