|
O Anúncio do Nascimento de Jesus
Lucas 1:26-38
Fundo histórico:
É interessante que, em números aproximados, Abraão viveu 2000 antes de Cristo, Moisés 1500, Davi 1000 e Daniel 500. Depois da época de Daniel, os judeus cativos foram libertos por Ciro, que permitiu que voltassem para a Judéia. Jerusalém, suas muralhas e seu Templo precisavam ser reconstruídos, e daí entram os personagens de Esdras (reconstruiu o Templo) e Neemías (reconstruiu as muralhas). Depois da volta do cativeiro babilônico, Israel, como nação, nunca mais caiu na idolatria. Seus problemas seriam outros, como o legalismo, a frieza espiritual e o comodismo.
Para os os detalhistas, aqui vão alguns pormenores: Zorobabel, descendente do rei Davi (Mateus 1:13), leva o primeiro grupo de volta para Judá, no ano de 538 A.C. A construção do Templo começa no ano seguinte. Os profetas Ageu e Zacarias começam seu ministério em 520 A.C. Neste mesmo ano, recomeça a construção do Templo, que estivera parada, sendo finalizado em 516 A.C. Em Esdras 6:14 ficamos sabendo que os judeus "edificaram e acabaram a casa [Templo] de acordo com o mandado do Deus de Israel, e de acordo com o decreto de Ciro, e de Dario, e de Artaxerxes, reis da Pérsia." Esdras volta a Judá em 458 A.C. e Neemías governa Jerusalém entre 445 e 433 A.C.
Após este tempo de restauração e ministério dos "profetas menores" (os últimos livros do Velho Testamento), se seguiu um longo período de 400 anos de silêncio. Durante esse período não houve revelação, profecia ou registro de escritura inspirada. Por isso é que a chegada de João o Batista é tanto mais importante: ele foi o primeiro profeta enviado por Deus depois daqueles longos 400 anos! (Veja Lucas 1:15-17 e 76).
O Anúncio:
Vimos em Daniel 6:25–27 que "o rei Dario escreveu a todos os povos, nações e línguas que moram em toda a terra: Paz vos seja multiplicada. Com isto faço um decreto, pelo qual em todo o domínio do meu reino os homens tremam e temam perante o Deus de Daniel; porque ele é o Deus vivo, e permanece para sempre; e o seu reino nunca será destruído; o seu domínio durará até o fim. Ele livra e salva, e opera sinais e maravilhas no céu e na terra; foi ele quem livrou Daniel do poder dos leões." Assim terminamos nossa última história, sobre Daniel na cova dos leões. Repare bem nas palavras do rei Dario. Veja como se aplicam à nossa magnífica história de hoje, sobre o anúncio do nascimento de Jesus.
Mas antes de vermos o anúncio do nascimento de Jesus, vamos lembrar que o anjo Gabriel foi enviado pouco mais de 6 meses antes para Zacarías, que se encontrava servindo no Templo em Jerusalém, para anunciar o nascimento de João o batizador (1:5-25). Sua esposa, Isabel, era estéril e ambos eram muito idosos, de modo que Zacarías ficou na dúvida quando o anjo anunciou que ele em breve seria pai. Esta dúvida lhe custou a voz, até que nascesse a criança (1:57-80). Mesmo assim, nesta ocasião, como Maria, foi cheio do Espírito Santo e exaltou a Deus pelas maravilhas que estava realizando.
Vamos agora à história da anunciação (Lucas 1:26-38):
A História:
Quando Isabel estava grávida de João há 6 meses, Deus mandou o anjo Gabriel até a cidade de Nazaré. Ele foi até Maria – uma virgem que estava noiva de José, um descendente do rei Davi.
O anjo entrou onde ela estava e disse: "Alegre-se, muito favorecida! O Senhor está com você!" Ao ouvir isto, Maria ficou pertubada e tentou entender o que significaria esta saudação.
Mas o anjo disse: "Maria, não tenha medo. Você achou favor diante de Deus. Você vai conceber e dar à luz a um filho a Quem você vai chamar de ‘Jesus.’ Ele será grande e será chamado ‘Filho do Altíssimo.’ Deus lhe dará o trono de Davi, de quem é descendente. Ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó (a nação de Israel), e Seu reinado não terá fim."
Então Maria perguntou ao anjo: "Como será isso? Eu nunca tive relações com homem nenhum."
O anjo respondeu: "O Espírito Santo descerá sobre você e o poder do Altíssimo vai te envolver com Sua sombra; por isso este Ser Santo que vai nascer será chamado ‘Filho de Deus.’ Até a sua parente Isabel, na sua velhice, concebeu um filho e já está no sexto mês de sua gravidez – esta que chamavam de estéril. Porque para Deus nada é impossível!"
Maria respondeu: "Eu sou a serva do Senhor. Que tudo que você disse se cumpra em mim." E o anjo partiu.
Perguntas para Reflexão e Aplicação:
1) Zacarias acabou perdendo a voz porcausa da maneira que recebeu a
notícia do anjo Gabriel mas Maria não recebeu nenhuma repreensão. Qual
foi a diferença entre a maneira que Zacarias e Maria receberam a notícia
de Gabriel?
2) Por que será que Maria ficou perturbada com o anúncio de Gabriel? Por
que seria Maria tão "favorecida"?
3) Como o anjo Gabriel descreve Jesus? O que disse que Jesus faria?
4) Será que Maria entendeu todos os detalhes de como ficaria grávida?
5) Qual foi a atitude de Maria diante do anúncio de Gabriel? Você acha que
essa atitude que demonstrou tem algo a ver com o fato dela ser tão
favorecida?
6) Como você reage quando recebe uma notícia que trará grandes
mudanças em sua vida?
|