Página Inicial | Ministério | Perguntas Frequentes | Convenção Baiana | Contato

 A CURA DE UM JOVEM POSSESSO

 

Semana passada, ouvimos a história sobre o Jovem Rico. Se tiver alguém no grupo que não ouviu aquela história, pode deixá-lo ouvir depois da reunião de hoje.

(Se quiser, pode fazer uma revisão da história da semana passada. Use perguntas direcionadas.)

Nossa história hoje é sobre A CURA DE UM JOVEM POSSESSO.
Você pode ler sobre isso nos Evangelhos de Marcos (9.14-29), Mateus (17.14-21), e  Lucas (9.37-43).
(Outros versículos chaves também são Hebreus 11.6; 1 Timóteo 2.5-6; Atos 4.12)

Antes de começarem, tentem lembrar nosso versículo da semana passada. Botar PAUSE e tentar decorar o versículo. Pressionar PLAY quando você tiver acabado de resumir a história. Parar o CD agora.


(Revisão do Versículo e da Tarefa: Citem juntos Efésios 2:8 -- Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé.  Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus. Peça que o grupo explique qual é a importância das seguintes ações para a vida eterna: nascer de novo, receber, seguir,amar e crer em Jesus.)

Jesus teve três anos de ministério. A história de hoje acontece no segundo ano, quando a popularidade de Jesus estava crescendo muito entre as multidões. Enquanto crescia a sua popularidade, aumentava o conflito com a liderança religiosa. Jesus e seus discípulos viviam momentos de perseguição e de vitórias. No meio de tudo, os discípulos tiveram experiências profundas com Jesus, crescendo na fé. 

 Logo antes da história de hoje acontecer, Jesus, Pedro, Tiago e João subiram a um monte alto. Enquanto Jesus orava, a aparência dele mudou diante deles. Moisés e Elias apareceram e começaram a falar com Jesus. Uma voz do céu falou com os discípulos, dizendo: “Este é o meu Filho querido, que me dá muita alegria. Escutem o que Ele diz!”

Em Marcos 9:14-29, lemos que quando Jesus e os três discípulos desceram do monte, chegando perto dos outros discípulos, viram uma multidão em volta deles conversando com alguns mestres da Lei. Quando o povo viu Jesus, todos ficaram admirados e correram logo para o cumprimentarem. Jesus perguntou seus discípulos:
O que é que vocês estão discutindo com eles?
Um homem chegou perto de Jesus, ajoelhou-se diante dele e disse: “Senhor, eu trouxe o meu filho para o senhor ver, porque está dominado por um espírito mau e não pode falar. O espírito o machuca e não o solta de jeito nenhum. Sempre que o espírito o ataca, ele tem ataques tão fortes que muitas vezes começa a espumar, a ranger os dentes e cai no fogo ou na água. Eu o trouxe aos seus discípulos, mas eles não conseguiram curá-lo.”
 Jesus respondeu: “Gente sem fé e má! Até quando os suportarei? Tragam o menino aqui!”
 Quando o trouxeram, o espírito viu Jesus e sacudiu com violência o menino. Ele caiu e rolou no chão, com a boca espumando.
 O pai disse: “Se o senhor pode, então nos ajude. Tenha pena de nós!"
Respondeu Jesus: “Se eu posso? Tudo é possível para quem tem fé”.
 Gritou o pai: “Eu creio! Ajuda a minha incredulidade!” Jesus deu uma ordem, o demônio saiu, e no mesmo instante o menino ficou curado.
 Depois os discípulos chegaram perto de Jesus, em particular, e perguntaram: “Por que é que nós não pudemos expulsar aquele demônio?”
 Respondeu Jesus: “Foi porque vocês não têm bastante fé. Este tipo de espírito só pode ser expulso com oração”.

 

A melhor maneira de lembrar o que nós acabamos de ouvir é tentar recontar a história.
Deixe alguns membros do grupo tentar recontar a história o melhor que puderem.
 

Vamos conversar em grupo sobre estas três perguntas:
1. Quando desceram do monte, em que situação viram os outros discípulos? Quem estava discutindo com eles na frente de toda a multidão?
2. Quem tem maior poder, como foi visto nesta história: Jesus ou os demônios?
3. O que faltava na vida dos discípulos para eles terem poder nesta situação?


Hoje nosso versículo para decorar é: Hebreus 11.6 – “Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor.”

(Tarefa opcional: Para refletir: Em que as pessoas têm fé? Em quem a Bíblia diz que devemos ter fé? Responda de acordo com Atos 4.12 e 1 Timóteo 2.5.  A história desta semana mostrou a necessidade de se ter fé em quem?)

Deixe o grupo treinar. Tentem lembrar os versículos anteriores também.
 

Website Desenvolvido: CallisTek