Página Inicial | Ministério | Perguntas Frequentes | Convenção Baiana | Contato

 

 

Jesus Prediz Sua Morte e Ressurreição

Mateus 16:21-28; Marcos 8:31-9:1; Lucas 9:22-27

 

Introdução / Contexto:

 

Jesus continuava pregando sobre o Reino de Deus, ensinando e curando todos os enfermos que Lhe traziam na região norte do Mar da Galiléia. A certa altura as multidões já o acompanhavam à 3 dias e Jesus se compadeceu deles. Precisava despedí-los mas sabia que estavam precisando se alimentar. Perguntou aos discípulos quantos pães tinham e disseram que tinham 7 e alguns pedaços de peixe. Jesus realizou o segundo milagre de multiplicação de pães, alimentando 4 mil homens (além de mulheres e crianças), tendo todos ficado fartos e tendo sobrado 7 cestos cheios de pães e peixes.

Pouco depois chegaram-se a Jesus alguns fariseus e saduceus para pô-Lo à prova, pedindo que fizesse um sinal. Jesus respondeu: "Vocês sabem quando vai chover e quando vai fazer sol, mas não sabem discernir o sinal dos tempos. Pessoas perversas e adúlteras Me pedem um sinal! Mas eu não darei nenhum sinal a não ser o sinal de Jonas."

Jesus, já dentro do barco, avisou Seus discípulos quanto à má influência e falso ensinamento dos fariseus e saduceus, mas eles não entenderam porque Ele disse para tomarem cuidado com o "fermento" destes dois grupos. Quando viu que pensaram que estava dando uma bronca neles porque esqueceram de trazer pão na viagem, Ele disse: vocês são homens de pouca fé. Vocês não aprenderam as lições quando multipliquei os pães? Quantas pessoas foram alimentadas da primeira vez? Quantos cestos sobraram? E da segunda vez? Daí entenderam o que queria dizer.

Quando chegaram ao seu destino – em Cesaréia de Felipe – Jesus perguntou aos Seus discípulos: "quem dizem as pessoas ser ‘O Filho do Homem’?" E responderam: "alugns dizem que o Senhor é João Batista, outros que é Elias, Jeremias ou um dos antigos profetas."– "E vocês" quem dizem que Eu sou?" – O Senhor é o Messias, o Cristo, o Filho do Deus vivo," disse Pedro. – "Você é abençoado, Simão Barjonas, porque não foi nenhum ser humano que te revelou isso, mas o meu próprio Pai, que está nos céus. Pois Eu te digo que você é Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu vou te dar as chaves do Reino dos Céus e o que vocês ligarem na terra será ligado no céu e o que desligarem na terra será desligado no céu." E mandou que Seus discípulos não dissessem para ninguém que Ele era o Cristo.

 

Explicação de termos:

 

• Levedo ou fermento: um símbolo do mal, do pecado que, como fermento, se espalha e afeta toda a massa.

• Fariseus: significa "os separados" ou "separatistas." Junto com os Essênios e Saduceus, formavam as três escolas ou partidos em que os judeus haviam se dividido. Os Fariseus opuseram o ministério de Jesus do seu início até a Sua morte e faziam de tudo para desacreditá-lo perante o povo.

• Saduceus: não criam que haveria uma ressurreição e não criam em anjos. Se opunham a Jesus o O odiavam. Eram inimigos dos Fariseus mas com eles uniram as forças contra Jesus. Muitos dos anciãos do Sinédrio eram Saduceus.

• Cristo: "Messias," literalmente, "ungido" que, nas partes finais do VT passou a referir-se mais e mais a "O" ungido, ao Rei ideal a Quem seria dado poderes especiais para livrar Seu povo e estabelecer um Reino de Justiça (Retidão) (veja Daniel 9:25, 26). Mas Jesus raramente usava este termo para Si mesmo, provavelmente porque tinha conotações políticas e nacionalistas na mente do povo.

• "Filho do Homem": de longe o título predileto de Jesus para Si mesmo, occorrendo 81 vezes nos Evangelhos mas nunca usado por outros ao se referirem a Ele. Nos Salmos significa meramente "homem" (ser humano) (8:4; 80:17); em Ezequiel ocorre mais de 90 vezes e é a forma que Deus se refere ao profeta; mas é em Daniel 7:13, 14 que vemos o sentido messiânico do termo, onde "O Filho do Homem" é um Ser celestial que, no final dos tempos, traz o Seu reino para um mundo oprimido (veja Marcos 8:38; 13:26 e 14:62).

• Anciãos: os anciãos, principais dos sacerdotes e escribas compunham o Sinédrio, uma espécie de suprema corte que tinha os maiores poderes religiosos e até políticos da época em Israel – afora o poder dos ocupadores romanos, é claro. Os anciãos eram membros leigos do Sinédrio.

• Principais dos sacerdotes: incluídos neste grupo estão Caifas, o sumo sacerdote da época, Anás, o sumo sacerdote emérito (aposentado) e a família do sumo sacerdote. O Sumo sacerdote era o supremo líder do Sinédrio e, portanto, de Israel na época de Jesus.

• Escribas: estes eram os professores da lei, os escrivãos das escrituras sagradas.

 

História:

 

Jesus começou a ensinar aos Seus discípulos que era necessário que "O Filho do Homem" passasse por muito sofrimento, fosse rejeitado pelos líderes religiosos (anciãos, principais sacerdotes e escribas) e fosso morto, ressucitando depois de 3 dias.

Pedro levou Jesus à parte e começou a repreendê-lo, dizendo: "tenha misericórdia de si mesmo, Senhor. Isso não pode acontecer de maneira nenhuma!"

Mas Jesus olhou para Seus discípulos repreendeu a Pedro. dizendo: "para trás de mim, Satanás! Você não pensa nas coisas de Deus – só nas humanas!"

Jesus chamou a multidão e Seus discípulos para perto de Si e lhes disse:

– "Se alguém quiser Me seguir, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me."

– "Quem quiser salvar sua alma vai acabar perdendo-a. Mas quem perder a vida por amor a Mim e pelo Evangelho vai se salvar."

– "O que que adianta ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? O que poderia alguém dar em troca de sua vida?"

- "Qualquer pessoa desta raça humana adúltera e pecadora que se envergonhar de Mim e das Minhas palavras, o Filho do Homem se envergonhará dela quando vier na glória do Seu Pai com Seus santos anjos, quando então pagará a cada um segundo as suas obras."

– "Eu afirmo firmemente que há alguns aqui hoje que não passarão pela morte antes que vejam o Reino de Deus manifesto com poder." [Seis dias depois, Jesus levou Tiago, Pedro e João a um monte onde foi transfigurado].

 

Perguntas para Reflexão e Aplicação:

 

• Um dos ouvintes / participantes conta a história em suas próprias palavras, com a ajuda de todo o grupo.

1. O que o fato de Jesus saber o que o futuro Lhe reservava revela sobre o Seu poder e conhecimento?

2. Por que Jesus revelou aos Seus discípulos o que estava prestes a passar? Por que lhes disse tão claramente que iria sofrer, morrer e ressuscitar após 3 dias?

3. Por que Pedro repreendeu a Jesus? Note que O chama de "Senhor." Mas como O tratou?

4. Por que Jesus repreendeu a Pedro?

5. Quem estava usando Pedro para dizer o que disse à Jesus? No mesmo capítulo, Pedro havia confessado algo sobre a identidade de Jesus. Quem havia revelado isso a Pedro? De que Jesus chamou Pedro quando ele fez sua confissão? Como a mesma pessoa pode ser abençoada e receber revelação de Deus e logo depois ser usada por Satanás?!

6. Quais as exigências que Jesus faz para aqueles que desejam seguí-Lo? Você está disposto a seguí-Lo? Já decidiu pagar o preço?

Website Desenvolvido: CallisTek